Periodontologia

Sabia que os problemas das gengivas são uma das principais causas para a perda de dentes? Cuide da sua saúde oral, o diagnóstico precoce é essencial.

Prevenir, diagnosticar e acompanhar

A Periodontologia dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais que afectam os tecidos que envolvem e suportam os dentes, nomeadamente gengiva, osso alveolar e outras estruturas responsáveis por manter os dentes implantados nos maxilares.

Gengivites e periodontites: o inimigo silencioso

As doenças periodontais dividem-se em dois grandes grupos: as gengivites e as periodontites. Nas gengivites há uma inflamação superficial da gengiva, sendo facilmente tratadas, com recuperação total dos tecidos. Nas periodontites há uma destruição das estruturas de suporte do dente, com reabsorção do osso e recessão da gengiva e, se não tratadas, podem levar à perda do dente.

Geralmente as doenças periodontais não causam dores, mesmo nos casos mais avançados. A causa mais frequente são as bactérias que se acumulam na superfície dos dentes e no sulco gengival, constituindo a placa bacteriana. O tabaco, uma higiene oral deficitária, e algumas doenças sistémicas, como a diabetes não controlada, são factores de risco da doença periodontal.

É assim fundamental o diagnóstico e tratamento precoce, bem como a abordagem sistemática e metódica para reverter ou amenizar as situações, evitando futuras lesões e perdas dentárias.

Procura dentista em Lisboa para periodontologia?

Queremos ajudar, contacte-nos para mais informações.

"Em casa é como nos sentimos na Clínica do Dr. Pedro Garrido Figueiredo.
Melhor do que ser tratado, é ser cuidado e cuidar é o que fazem nesta clínica que recomendo vivamente."

- Margarida Guia