Dentisteria Biomimética

Recriamos a sua natureza utilizando técnicas minimamente invasivas e conservadoras.

Recuperar, recriar e prevenir

A Dentisteria é a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão.

A Biomimética (do grego Bios – vida – e mimesis – imitação) é a área da ciência que tem por objectivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza, recriando as suas estratégias e soluções.

Porque os dentes originais são o seu património, a nossa prática clínica assenta nos princípios da Medicina Dentária Biomimética procurando recuperar ao máximo as estruturas danificadas, salvaguardando as suas propriedades naturais, bem como a saúde dos tecidos periodontais, através do uso de materiais de última geração com características similares.

Tratamento de cáries

A cárie dentária é uma doença oral de origem bacteriana dependente de vários factores: alimentação rica em açúcares, presença de placa bacteriana, alterações da saliva e características dos próprios dentes. Todos os dentes podem ser afectados por cáries, sendo que os mais suscetíveis são os molares e pré-molares, devido à sua anatomia com irregularidades (sulcos e fissuras). Uma cárie não tratada conduz à destruição total do dente.

Sendo o esmalte um dos tecidos mais duros do nosso organismo, o desenvolvimento da cárie habitualmente é lento e inicialmente é assintomático. O aumento da sintomatologia é proporcional à proximidade da polpa, que é a estrutura dentária onde se encontra o nervo do dente. Com o passar do tempo surge a dor aos doces, ao frio e ao quente.

O tratamento de cáries é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido ou danificado, devolvendo-lhe a sua função, resistência e estética, utilizando técnicas minimamente invasivas e conservadoras, que equilibram a biologia, a biomecânica, a função e a estética.

Dependendo da extensão da cárie, a restauração para repôr a estrutura do dente pode ser directa, se realizada  na clínica, ou indirecta (Overlay, Inlay, Onlay) com recurso a laboratório. No caso de tratamentos mais exigentes do ponto de vista estético as facetas e as restaurações estéticas poderão também ser uma alternativa.

medicina-dentaria-biomimetica

Substituição de amálgamas

O mercúrio é um material tóxico e venenoso presente no amálgama dentário (chumbo) que durante muitos anos foi tradicionalmente utilizado na restauração de cáries nos dentes posteriores.

Realizamos a substituição de amálgamas (chumbos) por resina composta biocompatível cumprindo protocolo que assegura a segurança dos nossos pacientes e equipa clínica. A utilização de dique de borracha, filtro nasal, óculos específicos e aspiração de alta velocidade, garantem a eliminação segura do mercúrio, evitando aspiração pelas vias respiratórias ou oculares.

Para mais informações sobre tratamentos de Dentisteria Biomimética contacte-nos.

Tem cáries para tratar e procura Dentista em Lisboa?

Queremos ajudar, contacte-nos para mais informações.

"São todos fantásticos! A sua simpatia, dedicação e profissionalismo são uma inspiração! No meu caso, estou a viver em Frankfurt, na Alemanha, e venho de propósito ao dentista a Lisboa, ao Dr. Pedro porque sei que estou em óptimas mãos."

- Ana Sacadura